Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

13/02/2023

Significados do pavão que você precisa conhecer

O pavão é uma ave que chama atenção por sua graça e beleza. As coloridas penas que formam sua cauda são a sua marca registrada. Se por um lado a plumagem desperta admiração de muitas pessoas, por outro aguçam a cobiça daqueles que querem, a todo custo, arrancar uma das penas e levar pra casa.

 

Durante muito tempo, as penas da cauda do pavão foram alvos de exploração por parte do ser humano, pois eram um símbolo de ostentação, muitos as viam como objeto de enfeite, fantasia e decoração. Inclusive, eram muito utilizadas por escolas de samba durante o carnaval.

 

Como existem artesãos com muito talento e criatividade, hoje é possível levar a exuberância dessa ave para dentro de casa sem precisar causar sofrimento ao animal. Aliás, você sabia que o pavão pode atrair boas energias para a sua vida? Se não, descubra acompanhando esse conteúdo.

 

Pavão: origem e características 

O pavão é uma ave originária da Ásia, pertencente aos gêneros Pavo e Afropavo, além de serem da mesma família dos faisões. Estas aves se alimentam de insetos, sementes, frutas e outros vegetais.

 

Sua cauda pode chegar a ter até dois metros de comprimento e a possuir em torno de 200 penas. Quando abre forma-se um leque e, em cada uma das fileiras de penas, há um ocelo - pequeno olho - redondo, colorido e com uma aparência cintilante que confere às plumas uma beleza exótica.

 

Na época do acasalamento, o pavão macho abre sua cauda e roda para chamar a atenção da fêmea. O ato de rodopiar também costuma ter outra finalidade: a defesa. O mecanismo é aumentar seu tamanho e intimidar o predador. Mas logo que fica livre da ameaça, o pavão fecha a cauda e sai de cena se afastando do perigo.

 

Tipos de pavão

 

No universo dos pavões, existem algumas diferenças entre os exemplares destas aves. O pavão-bombom, por exemplo, é a espécie com a maior cauda do mundo. Já o pavão-sedentário é aquele que possui o pescoço mais longo. 

 

O pavão-azul é um tipo que é considerado sagrado na Índia, sendo uma ave que teve admiração do Rei Salomão e de Alexandre, o Grande. Por último, temos o pavão-branco, uma espécie rara. A cor branca ocorre pela ausência de melanina, substância responsável pela cor das penas, por isso o pavão-branco é considerado uma ave albina.

Pavão: uma ave cheia de significados

Dentre os simbolismos que giram em torno do pavão está o sentimento de renascimento. A primeira explicação está atrelada ao formato da cauda quando aberta, pois lembra as formas do sol nascente, da abóbada celestial. Cada “olho” presente nas penas se assemelha às estrelas do Cosmos. E quando nasce o sol, nasce com ele um novo dia e muitas possibilidades.

 

Ou explicação está no período de troca das suas penugem. As penas do pavão caem no inverno para novas nascerem. Assim, na primavera, as penas do pavão ficam todas renovadas. Este processo, para várias culturas, representa renovação, imortalidade e renascimento.

 

Do ponto de vista esotérico, a mudança das penas da cauda do pavão significa a capacidade de transmutação de nossa energia de densa para elevada. Os ocelos - olhos - das penas na cauda podem ser vistos como Onisciência Divina, “Os Olhos que Tudo Veem”.

 

Já a coroa presente na cabeça do pavão se assemelha à uma estrela de seis pontas, trazendo a conexão com o espiritual, a eternidade e a totalidade. 

 

Em muitas religiões, a imagem do pavão está associada ao Paraíso por sua beleza e pela harmonia formada pelas suas formas e cores, remetendo ao sentido da perfeição.

 

O pavão também é uma ave que, ao se alimentar de plantas venenosas e até se cobras, não sofre mal algum. Logo, essa característica faz com que eles sejam seres que representam a imortalidade, invencibilidade, regeneração e transmutação.

Leve  energia do pavão para a sua casa!

 

Por conta destas simbologias, muitas pessoas desejam ter a figura de um pavão por perto. Muitas tatuam essa ave na pele, de um jeito real, estilizado ou reduzido a uma pena, para tê-la sempre consigo e lembrar de seu significado, principalmente a capacidade de transmutação.

 

Mas, caso queira decorar a sua casa, a dica é investir em estátuas, quadros ou até nas cores de alguma parte da decoração. Uma simples representação desta ave já vai atrair a boa energia que o pavão representa.

 

Essa energia é a de grandeza espiritual. O pavão é um símbolo da alma, da paz, da beleza, da prosperidade, do amor e da compaixão, fazendo com que as pessoas próximas dele evoluam perante as dificuldades da vida. Em casa, a figura da ave pode estimular o afeto, o diálogo e a superação, além de trazer sorte.

 

Um pavão no seu lar, representado da maneira que você desejar, é um sinal muito positivo. Lembrando que no Empório Vó Olívia você pode ter um pavão em casa muito bem representado pelos nossos artistas parceiros. Clique aqui e escolha o artesanato de pavão que mais combina com você!