5 Curiosidades sobre a Páscoa
A Páscoa é um dos momentos mais importantes do ano para os cristãos. A data representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.
Entretanto, a Páscoa já era comemorada antes mesmo do nascimento de Jesus, pois remetia a uma comemoração do povo judeu após ser libertado da escravidão no Egito, algo que durou em torno de 400 anos. Inclusive, a palavra Páscoa tem origem no latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach, que significa “a passagem”.
Esta é apenas uma das curiosidades que pairam sobre a data. Quer descobrir quais são elas? Continue a leitura.
-
A Semana Santa começa no domingo… de Ramos!
Diferente do que muitos pensam, a Semana Santa não é só o Tríduo Pascal, que começa na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. A Semana Santa começa muito antes, no Domingo de Ramos. Neste dia, para os cristãos, houve a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.
-
Por que a data da Páscoa muda todo ano?
Há um consenso de que a Páscoa tem relação direta com eventos da natureza, que é a chegada do equinócio de primavera (no hemisfério Norte) ou equinócio de outono (no hemisfério Sul). O fenômeno acontece entre os dias 20 e 22 de março. A partir daí, é preciso esperar a primeira lua cheia. O próximo domingo após a lua cheia é o domingo de Páscoa. E da Páscoa, conta-se 47 dias para trás até chegar à Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da quaresma.
-
Ovo e coelho: por que estes são os símbolos?
É impossível separar a Páscoa do coelho e dos ovos de chocolate. O costume de presentear ovos na Páscoa remonta às tradições pagãs da Europa Antiga, onde o ovo era visto como símbolo de fertilidade e renovação. No entanto, a tradição foi adotada pelos cristãos, que passaram a presentear ovos decorados como símbolo da ressurreição de Jesus.
Já o coelho também é um símbolo da Páscoa, especialmente nos países de língua inglesa. Acredita-se que a associação tenha origem em tradições germânicas pré-cristãs, onde a deusa da fertilidade era representada por uma lebre. O coelho foi adotado pelos cristãos como símbolo da ressurreição e da renovação da vida.
-
A Páscoa é celebrada em diferentes países
A Páscoa é celebrada em diferentes datas e de maneiras distintas em vários países ao redor do mundo. Por exemplo, na Grécia, a Páscoa é comemorada com uma série de rituais religiosos e culmina em uma grande festa. Já na Polônia, os fiéis participam de uma procissão com velas nas mãos durante a madrugada do sábado para o domingo de Páscoa.
5) Muitos alimentos além do bacalhau
Em muitos países, a Páscoa é celebrada com comidas especiais. Por exemplo, na Itália, é comum comer cordeiro assado, enquanto na França, é tradição servir um bolo de chocolate em forma de sino. No Brasil, o prato mais tradicional da Páscoa é o bacalhau, mas também são populares o chocolate e os ovos de Páscoa.
E você, sabia dessas curiosidades?