Aprenda a decorar sua casa com futon
Versátil, democrático e útil. São esses os principais adjetivos do futon, uma almofada de origem japonesa que virou uma verdadeira sensação aqui no Empório Vó Olívia.
O futon é perfeito para todo tipo de ambiente, conversando muito bem com área externa e interna. Quer saber mais sobre ele e como usar em sua casa? Acompanhe o conteúdo a seguir.
De onde vem o futon?
Quando um produto cai nas graças das pessoas, a gente nem imagina qual era a sua função quando foi criado. No caso do futon, sua origem é na Ásia, há mais de mil anos atrás.
Nesta época, ele tinha um papel muito importante: ser o colchão próprio para as camas japonesas. Entre as características principais do futon estão a sua altura: 5 cm, e o interior feito em algodão, lã ou material sintético.
Assim, o futon tem por definição ser um tipo de acolchoado, ou manta flexível, que pode ser dobrado e guardado durante o dia para ser usado apenas à noite. O objetivo aqui é poupar espaço, sendo formado por um shikibuton (inferior) e um kakebuton (acolchoado grosso).
No Japão é possível encontrar conjuntos que incluem o colchão (shikibuton), o edredom (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas enchem-se com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico.
A versão ocidental é baseada no original japonês, salvo algumas diferenças: em seu interior, geralmente, é colocado uma madeira ou armação de metal, ficando muito semelhante a um sofá.
O futon passou a se popularizar no Ocidente após a década de 1970 e, de lá pra cá, ganhou novas versões e adaptações, que hoje utilizamos em cadeiras, bancos e até no chão.
Como usar o futon na decoração
O futon, como adiantamos, é sinônimo de conforto e versatilidade. É a solução certeira para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.
É importante destacar que existem duas formas de utilizar o futon: diretamente no chão ou por cima de alguma superfície dura.
O tamanho, formato e cores também são detalhes que você precisa levar em conta na hora de escolher o local em que ele será usado. Os tamanhos mais comuns são o pequeno e o grande. Já o formato, o quadrado é o mais interessante.
Acompanhe com a gente duas maneiras inteligentes de se utilizar o futon.
Futon para cadeira
O futon para cadeira é uma maneira de garantir que cadeiras desconfortáveis feitas de madeira ou ferro fiquem mais aconchegantes.
Assim, o ideal é investir em um futon para cadeira conforme o estilo da sua decoração. Você pode usar desde as cores mais neutras até modelos de futon mais coloridos e estampados.
Futon para banco de madeira
Os futons maiores são peça chave para banco de madeira ou poltronas que ficam na área gourmet ou na varanda de casa. É o truque para deixar o sentar mais confortável.
Nestes casos, a dica é investir em futons estampados, para deixar o local mais descontraído. Para complementar, vale colocar mantas e almofadas, deixando o banco de madeira mais bonito e aconchegante.