Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

06/12/2022

6 objetos de decoração típicos de Minas Gerais

6 objetos de decoração típicos de Minas Gerais

 

 

Minas Gerais é uma das regiões mais ricas do Brasil. Nela encontra-se um povo acolhedor e cativante, comidas deliciosas, que vão desde o tradicional pão de queijo até pratos da alta gastronomia, e objetos de decoração que merecem prêmios graças a sua autenticidade e riqueza de detalhes. 

 

Isso só comprova que todos os lugares deveriam ter um pouco de Minas e todas as pessoas deveriam ter traços de mineiro na sua personalidade. 

 

E se você é apaixonado por essa terra e deseja trazer um toque dela para a sua casa, saiba que isso pode ser feito por meio de objetos de decoração. A decoração mineira tem como princípio criar ambientes aconchegantes, confortáveis e repletos de peças que se destacam pela sua rusticidade e beleza. 

 

Muitos dos objetos de decoração de Minas Gerais são confeccionados através do artesanato e criados utilizando diversas técnicas, em matérias-primas como madeira, cerâmica e ferro. 

 

Inclusive, basta uma passada pelas ruas mineiras para se deparar com inúmeros artesãos colocando a mão na massa e criando peças únicas. 

 

Além disso, esse estilo decorativo combina com todos os ambientes e é muito fácil de ser replicado em casas, apartamentos e até mesmo comércios. Para isso basta escolher as peças certas. 

 

E muitos são os objetos de decoração típicos de Minas Gerais, mas alguns deles são os mais conhecidos. Abaixo te mostramos com detalhes quais são eles:

 

Canecas esmaltadas

 

 

As canecas esmaltadas começaram a ser utilizadas nas fazendas de Minas Gerais para tomar um saboroso café quentinho ou um pouco de leite ao pé da vaca. 

 

Hoje elas ainda são usadas para saborear diversas bebidas, mas também funcionam como objetos de decoração principalmente para as cozinhas, pois são confeccionadas nas mais diversas cores e muitas vezes são pintadas à mão.  


 

Imagens de santos católicos

 

O catolicismo faz parte da história de Minas Gerais e essa é uma religião muito forte e presente na vida dos mineiros. 

 

Por isso, os santos produzidos em cabaça ou madeira são tão típicos dessa região do Brasil e se tornam objetos de decoração não somente para igrejas, mas também para casas e comércios dos católicos.

 

Oratórios

 

Os oratórios também são uma forma do povo mineiro expressar a sua fé e juntamente com os santos se tornaram objetos de decoração típicos de Minas Gerais. 

 

Confeccionada em madeira e nas mais variadas cores, essa peça costuma ser muito encontrada em quartos e salas de estar e serve para enfeitar as casas e, mais do que isso, acompanhar os fiéis durante as suas orações. 

 

Redes para descanso

 

A tecelagem é responsável por uma grande parte dos objetos de decoração típicos de Minas Gerais e é dela que surgem as tão tradicionais redes de descanso

 

Muito encontradas em quintais e varandas, essas redes servem para momentos de relaxamento e decoram lindamente as áreas externas. O melhor é que elas são produzidas com variadas cores e estampas e assim conseguem agradar todos os gostos. 

 

Esculturas em cabaça

 

 

As esculturas feitas em cabaça há alguns anos atrás se tornaram uma febre em Minas Gerais e são ótimos objetos de decoração para quem gosta de peças mais descontraídas e divertidas. 

 

Elas são produzidas a partir dos mais variados temas e existem galinhas, bonecas e muitas outras esculturas confeccionadas com essa matéria-prima que são cheias de cor e graça. 

 

Dentre elas, o destaque fica para as galinhas em cabaça, que abrilhantam as cozinhas mineiras. 

 

Uma boa mesa posta

 

Mineiro que é mineiro não dispensa a prosa, ainda mais quando ela acontece em torno de uma mesa cheia de delícias mineiras.

 

Por isso, para deixar as refeições - inclusive o cafézinho da tarde - itens de mesa posta não devem faltar na sua casa. 

 

O tom da mineiridade fica por conta das toalhas em chita, caminhos de mesa e sousplat feitos em crochê, além de jogos americanos e guardanapos em tecido.

 

Árvore da Vida

 

 

A Árvore da Vida é um objeto de decoração mineiro que, além de adornar, traz muitos significados para o ambiente. É um item que transmite aconchego, amor e boas vibrações. 

 

 São peças feitas em ferro industrial e flores de alumínio, pintadas à mão com tinta eletrostática.

 

Trata-se de símbolo sagrado, presente em diversas culturas e religiões do mundo todo, representando a sabedoria, a imortalidade e o equilíbrio espiritual.