Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

12/01/2023

5 modelos de redes de descanso para ter em casa

5 modelos de redes de descanso para ter em casa

Já pensou em decorar sua casa com um item que valoriza seu ambiente e ainda proporciona aquele descanso merecido? Pois saiba que estamos falando das redes de descanso, que além de lindas e charmosas, são um convite ao relaxamento.

 

Para ter uma rede de descanso em casa não é preciso muito esforço, basta reservar um cantinho da sala, do quarto ou da varanda que dê para instalar os ganchos de forma segura e pronto, você já tem um lugar para descansar, dormir e colocar a leitura em dia. 

 

A seguir, vamos mostrar alguns modelos disponíveis e outras informações para você investir nesse item tão milenar e que está presente na cultura de muitos países. Acompanhe! 

 

Onde surgiram as redes?

O primeiro registro histórico das redes foi no ano de 1492, quando Cristóvão Colombo - considerado o grande descobridor da América - citou em seus diários de navegação as redes de dormir como um mobiliário dos indígenas da América do Sul. 

 

A verdade, porém, é que o surgimento das redes pode ter sido muito antes disso. Estima-se que estavam presentes em povos que residiam em florestas tropicais, por volta de 2.500 a.C. Existem algumas pinturas em cerâmicas, inclusive, de Incas e Maias em redes, mas, mostrando que faziam parte do transporte da nobreza.

 

O objetivo, nesta época, não era o de descanso e  lazer, mas uma forma de segurança, pois da maneira suspensa como são colocadas afastava as pessoas do ataque de insetos e outros animais em climas mais quentes.

 

Por conta destas viagens e observações, Cristóvão de Colombo foi o grande responsável por levar as redes para a Europa. No período colonial, com a chegada de materiais como a lona e o algodão, foram criadas as primeiras redes da maneira como conhecemos hoje.

 

Onde usar a rede de descanso em casa?

As redes de descanso, como o próprio nome já diz, são perfeitas para quem deseja criar um cantinho de descanso dentro de casa. Devido aos inúmeros materiais nos quais são produzidas, as redes se transformam em um elemento decorativo. A seguir, alguns estilos para você se inspirar:

 

Rede de crochê

A rede de crochê é o modelo ideal para quem não quer mais simplicidade no ambiente ou quem está investindo em uma rede pela primeira vez. Neste caso, vale investir em tons mais neutros, como o cru. Mas, caso queira dar um ponto de cor, há modelos em muitos tons. O encantamento fica por conta do trabalho manual do acabamento lateral e dos punhos para fixação.  

Rede de chita

Quer deixar o ambiente mais alegre e festivo? Invista na rede de chita, esse tecido super popular que ativa memórias e a criatividade de muitos artesãos, como os parceiros do Vó Olívia. Coloridas, elas roubam a cena e deixam a sua área externa, ou interna, mais estilosa e feliz.

Rede de gorgurão

Assim como o modelo de chita, a rede de gorgurão também proporciona ao ambiente um efeito alegre e colorido. Disponíveis em diversas estampas, sobretudo nas florais, quando combinadas a um tear 100% manual, agregam estilo ao seu sítio, casa de praia, sacada do seu apartamento e até mesmo na sua sala de estar.

 

Rede Big Brother

Se tem um modelo que se popularizou em reality shows foi a rede Big Brother. Sua principal característica é ser espaçosa e abrigar mais de uma pessoa. Ideal para casas com muito espaço, sendo ideais para áreas externas. 

Cadeira de balanço

Já quem não tem muito espaço disponível em casa, o modelo perfeito é a cadeira de balanço. Ela só precisa de um espaço no teto para fixação. Seu uso é bem versátil, podendo ficar tanto na área externa quanto interna.

Como pendurar a rede de forma segura?

Para instalar uma rede de descanso em casa de forma segura, é preciso saber qual o tipo de parede disponível em casa: bloco de concreto ou tijolo. Ter esta informação indicará qual tipo de bucha ideal. Vale ressaltar que é preciso evitar a instalação em paredes ocas. 

 

Assim, você precisará dos seguintes materiais:

 

  • 2 suportes de ganchos;
  • 4 buchas S para parede maciça ou 4 buchas MX para tijolo cerâmico tamanho 8mm;
  • 4 parafusos philips tamanho 8mm;
  • 1 furadeira com broca 4mm e 8mm;
  • 1 chave de fenda, philips ou parafusadeira, pro aperto dos parafusos;
  • 1 lápis;
  • 1 martelo;
  • 1 fita crepe;
  • 1 saquinho plástico.

 

O primeiro passo é marcar, com o lápis, a medida onde os ganchos serão colocados conforme o tamanho da rede. Geralmente, a altura ideal para os ganhos é entre 1,5m  e 1,9m em relação ao chão. A distância entre as paredes pode variar de 2,50 m a 3,30m.

 

Feito isso, com o lápis, marque os quatro espaços onde serão feitos os furos para fixar as buchas. Com a fita crepe, cole o saco plástico abaixo de cada marcação. O saco plástico vai abrigar a poeira na nora de furar.

 

Com a furadeira, inicie o processo com uma broca menor, como a de 4 mm, por exemplo, para descobrir o tipo da sua parede. Depois, troque para a broca do tamanho correto. Feito isso, instale as buchas nos furos e, em caso de dificuldade, utilize o martelo para bater, mas em movimentos suaves, até que a bucha entre por completo na parede.

 

Agora, encaixe o suporte do gancho e coloque os parafusos utilizando a chave de fenda, philips ou parafusadeira, caso tenha. Repita o processo do outro lado. Caso não possua habilidade ou materiais necessários, peça ajuda de um profissional.

 
  • Por: R$ 239,90
    Comprar

    Rede Gorgurão Verde - Estampa Amazônia

    Rede colorida gorgurinho para descanso, confeccionada em algodão, forrada em gorgurão. Produzida artesanalmente, deixa o ambiente da sua varanda, casa de praia, campo e até apartamento, muito mais aconchegante para a hora do cochilo. Clique para ver mais