Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

08/12/2022

5 ideias para decorar uma cozinha rústica

5 ideias para decorar uma cozinha rústica

 

 

A decoração rústica sempre foi muito presente em imóveis de campo, sítios e fazendas. Porém, a cada ano que passa, ela vem ganhando mais espaço em casas e apartamentos urbanos.

 

Essa migração da rusticidade dos locais mais afastados para as metrópoles ocorreu pela busca das pessoas por um espaço de calmaria, em meio à correria desenfreada do dia-a-dia.

 

E é justamente isso que esse estilo decorativo proporciona. Nele os acabamentos são mais simples, há um intenso uso de elementos naturais, principalmente a madeira, trazendo um pouco de natureza para os ambientes, deixando os espaços muito mais aconchegantes e confortáveis. 

 

O melhor é que a decoração rústica pode ser aplicada em praticamente todos os lugares. É bastante comum encontrá-la em salas de estar, áreas externas, quartos e, é claro, em cozinhas rústicas. Inclusive, esse é um dos cômodos que mais combinam com essa tendência. 

 

As cozinhas rústicas remetem muito às casas dos avós, lugares que muitos de nós carregam doces lembranças. É de lá, também, que saem pratos saborosos, nos quais toda a família se reúne para aproveitar uma deliciosa refeição. 

 

Mas além desse apelo afetivo, a verdade é que essa rusticidade traz um toque todo especial para esse local e existem inúmeras maneiras de criar uma cozinha nesse estilo.  

A arquitetura da cozinha rústica 

 

 

 

Arquitetonicamente falando, na cozinha rústica são encontrados muitos materiais puros que remetem à natureza. O mais comum é a madeira maciça, que costuma ser encontrada em móveis, peças de decoração como bandejas e quadros, bancadas e até mesmo em vigas no teto. 

 

Essa tendência decorativa traz também outros elementos como o couro, o linho, a cerâmica, a cabaça, o ferro, a pedra e o tijolo. 

 

Cada uma dessas matérias-primas pode ser utilizada de maneira separada ou conjunta para decorar uma cozinha rústica. 

 

O tijolo e as pedras podem ser encontrados em paredes e o ferro é excelente para a criação de janelas, portas, cadeiras, mesas e objetos decorativos como fruteiras e prateleiras porta temperos

 

O linho e o couro são duas excelentes escolhas para o revestimento dos assentos das cadeiras, bancos e banquetas, enquanto que a cerâmica e a cabaça podem ser aplicadas no ambiente em peças de decoração.   


 

Decorando a cozinha rústica 

 

As cozinhas rústicas têm um charme todo especial e podem ser criadas tanto em casas, quanto em apartamentos. 

 

Quem está construindo tem a chance de montar esse cômodo do zero seguindo essa tendência de decoração, mas se a cozinha já está pronta, também é possível fazer pequenas adaptações para deixá-la mais rústica.   

 

Independente de qual é o seu caso, a seguir você encontra 5 dicas para decorar uma cozinha rústica e deixá-la bonita e muito funcional. 

 

1) Escolha móveis feitos em madeira 

 

Não tem nada que remeta mais a esse estilo de decoração do que os móveis rústicos em madeira. Essa matéria-prima é encontrada com diferentes acabamentos e tonalidades, o que faz com que seja muito fácil de escolher a que mais se adequa ao seu gosto.  

 

As madeiras mais claras são ótimas para cozinhas rústicas menores, no qual não há muito espaço, pois dão uma sensação de amplitude. Já as versões mais escuras desse material, podem ser aplicadas em cômodos maiores e dão um ar de sobriedade. 

 

 

Vale a pena, também, investir em móveis feitos com madeira de demolição ou crua, que têm um ar rústico e mais rebuscado, que combinam bastante com esse estilo.

 

 

A madeira pode ser utilizada para a criação de bancadas, armários, prateleiras, mesas e cadeiras, mas é necessário lembrar que esse é um material poroso e absorvente. Por conta disso, é fundamental que ele seja impermeabilizado antes de começar a ser utilizado.  

 

 

Além disso, é interessante mesclar o ferro com a madeira na cozinha rústica. Nessa junção essa matéria-prima pode entrar em pequenos detalhes como nos pés das cadeiras ou da mesa, nos puxadores dos armários ou no lustre. 

 

 

 

2 ) Aposte em pisos e revestimentos diferenciados

 

 

 

Os pisos e os revestimentos fazem toda a diferença no momento de criar uma cozinha rústica.  

 

 

O piso pode ser em madeira maciça ou em um material que imite esse elemento como o porcelanato. Há versões bem realistas. Outra opção é o piso cimentício, que também tem um toque de rusticidade. 

 

 

Caso a sua cozinha já esteja pronta, uma técnica que pode ser utilizada para evitar uma grande reforma é a da colocação de piso sobre piso, que é muito rápida e mais barata do que o método convencional. 

 

 

Outra dica é que em cima do piso podem ser colocados tapetes artesanais que ajudam a protegê-lo e decoram o espaço. 

 

 

Já os revestimentos que mais combinam com uma cozinha rústica são os de tijolinho, pedra e cimento queimado. Inclusive, quem não quer gastar muito pode investir em papéis de parede que apresentam essa textura.

 

 

3) Escolha a iluminação correta 

 

 

Por mais que muitas pessoas não deem a devida atenção, a iluminação é uma das partes mais importantes de qualquer ambiente. Isso porque ela não somente deixa os espaços mais claros, como também consegue somar à estética. 

 

Nas decorações rústicas é muito comum que se utilize uma iluminação mais indireta, que passa um ar de aconchego e conforto. E é exatamente nisso que deve-se pensar ao montar uma cozinha rústica. 

 

 

Nela vale a pena apostar em lustres, pendentes e luminárias feitas de ferro, cobre ou que contenham elementos em tecido ou madeira. Os que contam com lâmpadas vintage e com aspecto mais envelhecido são uma outra boa escolha. 

 

 

Em relação à temperatura da luz, as lâmpadas amareladas são as mais indicadas para espaços rústicos. Por mais que as brancas sejam as mais comuns, elas são mais recomendadas para locais de estudo e trabalho e não passam uma sensação tão grande de conforto. 

 

 

Isso não acontece com as lâmpadas mais amareladas, que são boas para espaços de relaxamento e tranquilidade. 

 

 

4) Invista no poder das cores 

 

 

Não é porque você está montando uma cozinha rústica que ela deve ser neutra. Na realidade, as cores combinam bastante com esse estilo de decoração, desde que utilizadas da maneira correta. 

 

Praticamente todos os tons podem ser usados nesse ambiente, mas os que mais conversam com a rusticidade são os terrosos, como laranja, vermelho e amarelo, porém azul, rosa, preto, cinza e verde também caem muito bem. 

 

 

Por outro lado, deve-se evitar o uso de elementos neon, que são um pouco mais modernos e não “casam” tão bem com a cozinha rústica. 

 

 

E as cores podem ser incluídas no ambiente por meio de móveis ou itens decorativos. O ideal é que elas venham como detalhes ou pontos de destaque. Por exemplo, é possível ter uma mesa neutra em madeira com uma toalha de mesa mais colorida. 

 

 

Também vale a pena investir em prateleiras, armários, utensílios de cozinha ou luminárias com um toque de cor. 

 

 

Porém, não faça da sua cozinha rústica um festival de cores e lembre-se que tudo deve ficar harmonioso. Isso significa que não é indicado colocar uma cadeira vermelha, um armário azul e um lustre amarelo juntos no mesmo espaço. 

 

 

Deste modo, use os tons mais coloridos com moderação, sempre mesclando com os neutros.    

 

 

5) Use e abuse de peças de decoração 

 

Para complementar a cozinha rústica não tem nada melhor do que investir em peças de decoração que sigam esse estilo. 

 

Os objetos decorativos fazem toda a diferença em qualquer ambiente e, muitas vezes, somente eles já dão o toque rústico que tanto se busca. 

 

 

Na mesa podem ser colocadas fruteiras de ferro ou madeira em cerâmica ou vidro. Além de funcionais, essas duas peças deixam esse móvel mais bonito e enfeitado. 

 

 

Na bancada da cozinha rústica há uma infinidade de produtos que podem ser utilizados. Porta canecas de madeira e porta temperos são dois bons exemplos, assim como leiteiras e bules com mancebo e coador, que são tradicionalmente mineiros e um sinônimo desse tipo de decoração.    

 

 

Os objetos decorativos feitos em cabaça também combinam muito com a cozinha rústica. Inclusive, o mais interessante é que com esse material podem ser criadas peças de variados temas, sendo que as galinhas em cabaça são as que mais se destacam.  

 

 

Já nas paredes podem ser colocados quadros que remetem a paisagens mais rústicas ou que tenham imagens que combinem com a cozinha, porta chaves e ganchos em madeira para pendurar avental ou panos de prato.  

 

 

E se você é fã de um belo cafezinho, que tal montar um cantinho do café na sua cozinha rústica? Essa bebida combina muito com o aconchego e o conforto que esse estilo de decoração traz e é muito simples de criar um ambiente dedicado a ela. 

 

 

Existem diversos kits para cantinho do café que podem ser adquiridos prontos ou então você pode escolher as peças que mais gosta separadamente. 

 

 

É bastante comum que nesse espaço exista uma cafeteira, algumas canecas, principalmente as de metal, que são as que mais combinam com a decoração rústica, um açucareiro e, caso utilize, uma leiteira e um bule. 

 

 

 

  • Por: R$ 139,90
    Comprar

    Porta Copos em Ferro e Madeira Rústico

    Porta Copos em Ferro e Madeira Rústico. O porta copos é uma peça essencial num espaço, por ser de grande utilidade e organização. Pensando nisso criamos essa linda peça cheia de detalhes e com acabamento perfeito. Clique e saiba mais!