Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

07/06/2023

Linha Fazenda: os tapetes rústicos que encantam

O estilo rústico é aquele que tem a natureza como fonte de inspiração, que utiliza como matéria-prima elementos como madeira, pedra, palha, cerâmica e fibras naturais. 

 

Por meio desses materiais, artistas artesãos conseguem criar peças únicas, capazes de transportar as pessoas aos tempos antigos, valorizando a história e a cultura dos nossos antepassados.

 

Quando falamos em fazendas, logo vem à nossa mente memórias desses elementos, remetendo à grandiosidade e à imponência delas, sempre com muita elegância e charme.

 

É um pouco desse espírito que o Empório Vó Olívia se inspirou para trazer até você as novidades da Linha Fazenda, uma coletânea de tapetes rústicos feitos em materiais naturais e técnicas milenares. Acompanhe os detalhes a seguir.

Tear: uma técnica totalmente artesanal

A técnica do tear é uma forma milenar de tecelagem utilizada por culturas ao redor do mundo desde os tempos antigos. Consiste em uma técnica versátil e tradicionalmente realizada à mão, ou seja, totalmente artesanal, embora hoje em dia já existam teares automatizados e mais modernos.

 

Em suma, o tear funciona assim: a partir de uma estrutura composta por um quadro (ou armação), são esticados fios longitudinais chamados de urdume. Os fios do urdume são mantidos em tensão e espaçados uniformemente para criar uma base sólida para o tecido. Os fios horizontais, chamados de trama, são inseridos através de uma lançadeira ou por meio de técnicas manuais, como o uso de agulhas ou dos dedos.

 

A tecelagem no tear permite a criação de uma ampla variedade de padrões, texturas e designs. Por meio da manipulação dos fios de urdume e da trama, é possível criar diferentes tipos de tecidos, dos mais simples aos mais complexos.

 

O tear requer habilidade manual, paciência e concentração, qualidades de todo artesão, concorda? Nesta lida, o artesão fica atento aos detalhes, garantindo que os fios estejam alinhados corretamente e que a tensão seja adequada para criar um tecido uniforme. 

 

Precisamos destacar que o tear desempenhou, e ainda desempenha, um papel muito importante na produção de roupas, tapeçarias, cortinas e outros itens têxteis, como os tapetes da Linha Fazenda Vó Olívia. Em muitas culturas, como a mineira, a tecelagem é passada de geração para geração, preservando as tradições e conhecimentos ancestrais.

 

Atualmente, a técnica do tear continua a ser apreciada e praticada em todo o mundo. Muitos artistas e artesãos optam por usar teares manuais para criar peças únicas, valorizando a qualidade e o aspecto artístico que essa técnica proporciona.

 

Rústico: a beleza na imperfeição

Uma das características mais marcantes nos tapetes da Linha Fazenda do Vó Olívia é trazer uma camada de rusticidade ao ambiente, resultado da união entre a matéria-prima dos tapetes e a técnica de produção, o tear.

 

Ao contrário dos produtos industriais perfeitamente uniformes, os tapetes rústicos apresentam essas irregularidades, marcas que refletem a natureza do processo artesanal de confecção. 

 

Essas imperfeições são valorizadas como sinais de autenticidade, personalidade e história, adicionando um toque de singularidade a cada peça. Isto, por sua vez, faz com que as peças sejam únicas, despertando nas pessoas o desejo de apreciar a beleza presente na imperfeição.

Como combinar tapetes dentro de casa?

Os tapetes da Linha Fazenda do Vó Olívia estão disponíveis em diversos tamanhos, desde aqueles que ocupam grandes espaços, como sala de estar ou de jantar, até ambientes menores, como beira-cama e corredores.

 

Por isso, ao escolher qual tapete ficará melhor na sua casa, considerando a cor, o modelo e o local, é preciso seguir algumas regrinhas para que eles fiquem adequados ao ambiente, trazendo beleza, elegância e funcionalidade.

 

Alguns designers de interiores indicam que um tapete na sala, por exemplo, deve deixar, no mínimo, 15 cm de tapete aparente nas laterais e não sobrepor mais de 40 cm do tapete embaixo do sofá.

 

 Clique aqui e confira o guia completo de como combinar e escolher o tapete ideal para a sua casa. E para garantir o seu tapete da Linha Fazenda, acesse a página da coleção.