Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

14/02/2023

Curiosidades sobre as frutas de madeira

A madeira é, de longe, uma matéria-prima amplamente explorada por artesãos e artesãs de toda Minas Gerais. Por meio dela é possível produzir uma série de objetos, desde os mais funcionais como utensílios e bandejas, até os decorativos, como móveis e adornos.

 

Mas existe uma peça que, nos últimos tempos, se transformou em um objeto de desejo: as frutas de madeira. Aqui no Empório Vó Olívia, elas fazem muito sucesso e são produzidas por artesãos especializados em uma técnica chamada tornearia. 

Quer descobrir como acontece? Acompanhe!

Frutas de madeira: processo 100% artesanal

A primeira coisa que você precisa saber sobre as frutas de madeira é sobre a maneira como elas ganham vida. Trata-se de um produto 100% artesanal, logo, tende a ser demorado e levar um período de tempo para ser concluído. 

 

E ter tempo para produzir é essencial, pois confere, além de um acabamento perfeito, a segurança do artesão, pois quando trabalha-se com a madeira, são utilizadas ferramentas e máquinas que requerem atenção e cuidado ao serem manuseadas. Do contrário, podem ocorrer graves acidentes.

Tornearia: uma técnica ancestral

Como adiantamos lá no começo, as frutas de madeira são feitas por meio de uma técnica chamada tornearia, responsável por criar pés para mesas e balaústres para escadas. Trata-se de uma habilidade ancestral de execução manual, com uma carga artesanal e artística elevada. 

 

A técnica demanda ao artesão alguns equipamentos, como uma máquina chamada torno, ferramentas conhecidas como formão ou cinzéis, além de lixas e materiais para finalização, como cera e verniz. 

 

Para produzir uma fruta, por exemplo, o artesão precisa de uma tora de madeira maciça já cortada no tamanho desejado. Em seguida, ele espeta o meio da madeira em um suporte metálico que faz parte do torno. 

 

Com a tora de madeira presa em ambos os lados, a máquina é ligada e a madeira começa a girar em uma velocidade na qual o artesão consiga passar o fornão para determinar o formato desejado. É um processo muito parecido com a produção de cerâmicas. 

 

Por envolver lâminas e objetos cortantes, é um trabalho que requer calma e paciência, pois qualquer gesto equivocado pode afetar o resultado esperado. 

 

Um fato curioso sobre as frutas de madeira feitas na tornearia é que, por mais que a forma final do objeto seja similar, é impossível reproduzir os mesmos padrões da madeira, presentes na direção das fibras. 

 

Cada madeira possui características próprias e duas ou mais peças, mesmo que tenham tido como origem uma mesma árvore, apresentam resultados bastante diferentes. 

Acabamento e finalização

Assim que o artesão finaliza as etapas de preparo da madeira e do torno, que podem levar mais de dois dias, é preciso iniciar o processo de finalização. Assim, a fruta recebe a aplicação de lixa para deixar a superfície lisa e uniforme. Feito isto, a próxima etapa consiste em texturizar, pintar ou envernizar. 

Como combinar frutas de madeira em casa

As frutas de madeira têm sido tendência na decoração de casas nos mais diferentes estilos. Elas tanto podem apresentar a cor natural da madeira, que combina muito bem com decorações mais clássicas e contemporâneas, quanto os modelos mais coloridos são perfeitos para ambientes mais rústicos. 

 

As frutas de madeira, quando são em tamanho maiores, podem reinar absolutas. Já aquelas em tamanhos menores, ficam bonitas combinadas com várias outras. Clique aqui e confira essa inspiração.