Fale com a Vó Olívia
Escolha um dos canais de contato (32) 3489-0248 sac@voolivia.com.br Horários de Atendimento De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados das 8h às 12h.
Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

07/02/2023

Curiosidades sobre as nossas colchas de retalhos

Não existe no mundo um produto capaz de remeter à casa de nossas avós do que a colcha de retalhos. Aqui no Empório Vó Olívia, as colchas produzidas pelas nossas artesãs fazem sucesso no Brasil todo. 

 

Mas por ser um produto 100% artesanal, sua produção pode levar um período de tempo para ser concluída, já que o seu processo envolve etapas e as mãos de muitas pessoas. Para conhecer as curiosidades que cercam a nossa colcha de retalhos, continue a sua leitura!

O que é uma colcha de retalhos?

Antes de contarmos os bastidores da confecção da nossa colcha de retalhos, é importante explicar o que são esses objetos. Uma colcha de retalhos, como o próprio nome já diz, consiste em ser uma peça feita por meio de sobras de tecido, que são cortadas uma a uma e costuradas à mão ou à máquina conforme a dimensão da cama. Esta medida pode ser solteiro, casal, queen ou king. 

 

A colcha de retalhos é um dos produtos típicos do artesanato brasileiro, principalmente do mineiro, pois remete à cultura do campo. Logo, quem tem uma dessas em casa, rapidamente é puxado para o passado, abrindo o caminho para que as boas lembranças possam vir à mente.

Retalho e patchwork são a mesma coisa?

Patchwork é o um nome “chique” que se dá às colchas de retalho. Na verdade, o nome “patchwork” vem da técnica de costura aplicada neste produto, que consiste em unir retalhos de diferentes tipos de tecidos.

 

Os quadradinhos vão sendo costurados um a um, dando forma à peça que se deseja construir. Por meio desta técnica, além das colchas de retalhos, é possível criar capas para almofadas, caminhos de mesa, toalhas e muitos outros itens.

Colcha de retalhos do Vó Olívia e suas curiosidades

Há um projeto por trás

As colchas de retalho do Empório Vó Olívia fazem parte de uma ação muito especial para a gente: o Projeto Retalho, uma iniciativa de caráter social que visa abraçar artistas que encontram na costura a sua fonte de renda e inspiração. 

 

Inicialmente, o projeto para a confecção das colchas foi desenvolvido com artesãs do município de Goianá (MG) e, agora, está abraçando costureiras de outras cidades de Minas Gerais. 

Tecido lavado, passado e 100% algodão

Para que os quadradinhos se encaixem perfeitamente na medida de cada colcha, há um segredo por trás. Antes de serem cortados, o tecido é lavado à mão e passado com o ferro, pelo menos, duas vezes. Esta técnica preserva a fibra do tecido, evitando que ele se deforme durante o uso.

 

O tecido utilizado na confecção das colchas é 100% algodão, o que confere mais qualidade e durabilidade. O algodão é uma fibra natural que transmite ao tecido um toque macio e confortável. Outra característica do algodão é a respirabilidade. Isto significa que os tecidos confeccionados com esta fibra não acumulam o calor, deixando a peça mais fresquinha e aconchegante.

 

Corte e montagem

 

Depois de serem lavados e passados, é iniciado o processo de corte dos tecidos. Para isso, eles são estendidos e cortados de acordo com o modelo da colcha. Depois de cortados, os tecidos são separados e organizados conforme o modelo para, então, serem costurados um a um para formar o desenho. Você sabia que, para fazer uma colcha tamanho queen, com as duas almofadas, são necessários, em média, 150 quadradinhos de tecido? É ou não é um trabalho de artista!

 

Detalhes em costura 

Na costura, os detalhes fazem a diferença. Além do patchwork que apresentamos a você no começo da leitura, que consiste em unir vários quadradinhos, a colcha de retalhos produzida pelas artesãs ainda apresenta outras técnicas de costura.

Uma delas é o avesso perfeito. 

 

Cada colcha é composta por duas camadas de tecido: a primeira consiste na união dos quadradinhos e a segunda no forro. Quando virar a colcha do avesso, você notará que não há nenhum vestígio de linhas, pois ambas as camadas são pregadas pelas laterais.

 

Outro detalhe da costura é o canto mitrado, uma maneira super interessante de unir dois tecidos em um ângulo de 45° criando assim, uma moldura. Esta técnica proporciona um acabamento primoroso à peça, revelando que houve todo um cuidado na etapa de finalização.

Uma colcha a cada dois dias

A produção das nossas colchas de retalho, como você pode ver, é artesanal do princípio ao fim. Isto significa que há muitas mãos envolvidas em todo processo. Atualmente, as colchas são produzidas por seis costureiras, por isso, cada colcha demora, em média, dois dias para ser concluída. 

 

Há uma artesã responsável por cada etapa do processo: uma pelo corte dos tecidos, uma por fazer a lavagem deles, outra para passar com o ferro todos os pedaços e outras tantas para costurá-los, encaixar os quadradinhos ao forro, unir os tecidos e ainda fazer os acabamentos para entregar ao nosso cliente uma peça linda e repleta de memórias e significados.